domingo, 29 de julio de 2012

O calvário para receber atendimento médico


Alguns dias atrás um dos meus amigos ficou doente e teve uma experiência inesquecível, mas para começar valeria a pena lembrar uma canção em espanhol que iria me ajudar a contar esta história: O Niagara de bicicleta do Juan Luis Guerra.

Por quê? Bem, porque a busca para encontrar atendimento médico decente neste país é mais ou menos o que esta música diz: uma prova completa. A única doença reconhecida no hospital a onde fomos, (o melhor na área) é a malária, que é relativamente comum mas eu que não sou médico nem tenho idéia de  medicina sei que não é a única que existe aqui. Acontece que o meu parceiro começou a se sentir mal, a mostrar sintomas graves e foi para o hospital onde os mesmos enfermeiros determinam quem tem prioridade, sendo branco entrou primeiro. Eu só fiz um teste de malária Express, mas foi negativo, e eles dizerem que voltara para casa como se nada tivesse acontecido.

Continuou assim durante vários dias e voltou para a sala de emergência do hospital na madrugada que estava fechado. Quer dizer, nem pode ficar doente fora do horário de escritório. Conseguimos que eles nos abriram as portas, a enfermeira só deu algum medicamento para aliviar a dor no peito, mas eu realmente acho que ela não tinha certeza do que estava acontecendo. Para completar não tinham energia, sem água para tomar pílulas ou mesmo um cobertor para se aquecer.

Quando finalmente chegou o médico seguido por dar mais analgésicos para a dor, mas não tinha a menor idéia da causa. Além disso, ele precisou de várias tentativas para acertar a injecção.

Segundo a OMS, existem 548 médicos em Moçambique em 2010, ou seja, 0,3 por 10.000 habitantes, mas diz que é preciso pelo menos 23 (por 10.000 hab.) Para cobrir pelo menos as necessidades básicas de saúde para a população. O problema é que a maioria deles estão na cidade e este país precisa fornecer mais do que os limites básicos, porque a má qualidade das condições de vida da água, alimentos e em geral não ajudam a levar uma vida saudável.

Então, ambos os direitos proclamados no papel, neste caso, o acesso aos cuidados, não são atendidos. É que chamamos de países em desenvolvimento se não estão apostando no desenvolvimento de nossa sociedade, as pessoas que diariamente se esforçam para construir o país? Infelizmente há histórias mais difíceis do que a nossa de pessoas comuns que merecem, mas não têm acesso a tais liberdades.

Se você me perguntar qualquer estratégia para alcançar o desenvolvimento econômico desejado, eu responderia que o investimento na melhoria das condições de vida para a prevenção e os cuidados que realmente ajudam as pessoas comuns seria um primeiro passo.

Uma mulher desmaiou na fila para fazer um exame

No hay comentarios:

Publicar un comentario